PROJETO SERVIR PARA ENSINAR
JUSTIFICATIVA
Há um campo muito grande, que precisa de
uma atenção especial, estou falando de um campo promissor de crianças, que
precisam de apoio, amor e aprendizagem. Em cada canto de nosso país existe uma
igrejinha, e em cada igreja existe o trabalho com crianças, que muitas vezes
chega na igreja atrás de um alimento, diversão, curiosidade, atenção e até mesmo
de amor, e grande parte dessas crianças vem de famílias muito humilde, que são
maltratadas, sem condições de perspectiva de uma vida melhor, e o trabalho da
igreja tem sido fundamental para
alcançarmos esses pequenininhos os preparando para uma vida na
sociedade.
Mas a maior dificuldade das igrejas é
encontrar pessoas com capacitações pra se trabalhar com essas crianças, a
maioria dos líderes escolhidos para esta função executa com dedicação, força de
vontade, e principalmente amor, mas sabemos que isso só não basta.
A educação infantil é um tema que vem
sendo abordada com muita ênfase nos últimos anos por se tratar do início da
vida educacional da criança, a base da construção do caráter do ser humano,
quando há formação de valores é inserida com maior eficácia. Portanto, deve ser
trabalhado com muita seriedade e compromisso. Por isso a igreja também tem um papel
importante nessa educação e é primordial que capacitemos esses obreiros.
È necessário estar atento às crianças e
o seu crescimento, já que, segundo a psicologia, os hábitos formam o caráter. A
palavra de Deus assim nos revela “Instrui o menino no caminho em que deve
andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele”, Pv 22.6. No âmbito
evangélico, a formação de valores cristãos, morais e éticos, formam parceria e
até se sobrepõem à formação cultural. A família e a igreja precisam estar em
harmonia quanto aos ensinamentos que são passados as crianças. Surge ai a
necessidade da boa formação de líderes cristãos para atuarem na área da
educação infantil das igrejas.
Sendo assim foi criado projeto Servir
para Ensinar, que através de palestras e oficinas capacitará os líderes
infantis a estimulará a aprendizagem de sua crianças.
OBJETIVOS
·
Formar líderes com perspectivas
educacionais diversificadas para trabalhar no ministério infantil das igrejas.
- ·
Realizar Seminários com o propósito de
formação de líderes no campo diversificado de conhecimentos educacionais.
- ·
Criar palestras com temas diversificados
para ampliar o conhecimento dos líderes infantis.
- · Desenvolver oficinas e dinâmicas para diversificar
o desenvolvimento dos líderes.
- · Desenvolver a capacidade do líder
infantil na atuação de seu trabalho com as crianças.
- · Gerar um compromisso eficaz de desenvolvimento dessas crianças através de seus líderes.
DESENVOLVIMENTO
A educação e o ensino são fenômenos de
interação psicológica e comunicação social, que não é só praticado nas escolas
e nos lares, mas também em diversos ambientes sociais, centros comunitários,
ONGs, igrejas e etc, geralmente nesses lugares há um trabalho voluntário na
área infantil, que visa desenvolver um trabalho eficaz de ética, valores e
princípios, no intuito de promover em suas crianças uma perspectiva de crescer
e conquistar seu espaço na sociedade.
Com o avanço do crescimento das igrejas
evangélicas, das ONGs, e centros comunitários, cresce também o trabalho com
crianças em ambientes diversos, principalmente em áreas carentes que é o foco
maior dessas comunidades, por conseguinte é necessário conhecer como é feito
este trabalho, quem faz, e como faz, geralmente são pessoas voluntárias que
“gostam de criança”, e muitas vezes não possuem capacitação metodológica para
ensinar-lás.
Segundo (FREIRE, 2000, p. 52). “[...] ensinar não é transferir conhecimento,
mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção”. É
necessário então que esses líderes de crianças construam seu conhecimento,
baseando-se em metodologias pedagógicas de ensino-aprendizagem desenvolvendo
conhecimentos cognitivos, afetivo, morais, motoras e estéticas.
Focalizando
o projeto nas atividades com crianças nas igrejas, onde desenvolvo um trabalho infantil, vejo as
dificuldades desses líderes, baseando-se no contexto da igreja esses líderes
são escolhidos, tendo um preparo espiritual e bíblico, o preparo didático é a maior
dificuldade.Segundo a bíblia. “Se é
ensinar, que haja dedicação ao ensino. Rm. 12.7”.
As
maiores dificuldades desses líderes residem nas deficiências próprias do processo
de formação acadêmica. Pois a maioria não a possui, dificultando o processo de
ensinar a aprender, isto é, desconhecem, muitas vezes, como as crianças podem
aprender e quais os processos que devem realizar para que adquiram, desenvolvam e processem as
informações ensinadas e apreendidas nas igrejas.. “Ao educador, cabe o desafio/responsabilidade de auxiliar os educandos
na passagem da curiosidade ingênua para a curiosidade crítica para que consigam
se aproximar do objeto cognoscível com maior exatidão, exercendo a capacidade
de aprender criticamente, objetivando um pensar autêntico. Entendemos que
“desafiar constantemente é uma das características do ato de educar; do
contrário, contribui-se para o obscurantismo, para o ‘silenciar’ de
consciências”. (ECCO, 2004, p. 69). As igrejas também podem ser uma ótima
ferramenta de ensino, cooperando com as demais instituições. pois basta
capacitar esses líderes para que também exerçam não só o ensino religioso, mas
também um ensino com métodos voltados a interação social e cotidiano de suas
crianças inserindo um trabalho de educação familiar, voltado para a
socialização da criança com sua família, melhorando o desempenho no seu
crescimento, pois cerca de 40% dessas crianças os pais não são evangélicos, e
trazem inúmeros problemas familiares consigo.
Segundo
(FREIRE, 1983, p. 79). [...] ninguém
educa ninguém, como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam
em comunhão, mediatizados pelo mundo, pelos objetos cognoscíveis que na prática
“bancária” são possuídos pelo educador que os descreve ou os deposita nos
educandos passivos. Sendo assim é importantíssima essa socialização entre
igreja e família, pois abrirá uma ponte de educação entre a criança e sua
família.
È
essencial que haja um trabalho de capacitação para esses líderes, pois através
deles será feito um trabalho de socialização dessas crianças, com suas famílias,
na escola e na sociedade, pois as igrejas conseguem através de trabalhos
específicos voltado para a área infantil se inserir no quadro familiar de
muitas famílias carentes de bairros de baixa renda que possui um alto nível de
crianças com problemas nas escolas, e que passam a maior parte do tempo nas
ruas, correndo riscos, que prejudiquem sua infância.
O
presente projeto SERVIR PARA ENSINAR, visa capacitar esses líderes através de
palestras e oficinas. Nota-se, porém, que para ensinar, precisamos conhecer; e
não somente conhecer, faz-se necessário que tenhamos domínio daquilo que
ensinamos. É preciso ter um conhecimento profundo e apurado se quisermos ser
reconhecidos como mestres no ensino. Estar apto para ensinar, não é
simplesmente ter o desejo de ensinar, (ainda que tiver o desejo é muito
importante e não pode ser desprezado). Estar apto para ensinar não significa
também ter uma formação acadêmica exemplar, isso porque, nem todo bom aluno é
um bom professor. É preciso mais que saber, é preciso ter o dom de expressar o
conhecimento. E o que é então ser apto? Ser apto para ensinar é primeiramente
um chamado e uma vocação (Efésios 4:11-12).
A inteligência não começa, pois, nem pelo conhecimento do eu nem pelo
das coisas
enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação, e é ao
orientar-se simultaneamente
para os dois pólos dessa interação que ela
organiza o
mundo, organizando-se a si mesma (PIAGET, 2001, p. 361).
O
projeto será realizado através de Seminários, palestras e oficinas promovendo
uma socialização com líderes infantis desenvolvendo um amplo conhecimento em
várias etapas do mundo infantil. Atualmente o projeto tem se desenvolvido nas redes sociais, pois precisa-se usar todas as metodologias possíveis para alcançar uma alma.
1ª etapa: organizar a programação dos seminários e palestras .
3ª etapa: Criar um blog para compartilhamentos de recursos, ensinamentos, e aprendizagem da palavra de Deus.
BIBLIOGRÁFIA
uma vivência na disciplina de
história. Erechim, RS: EdiFAPES, 2004.
A construção do
real na criança.
Tradução: Ramon Américo Vasques. 3.ed. São Paulo:
Ática, 2001 [111-217].
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