Projeto servir para ensinar

 PROJETO SERVIR PARA ENSINAR

JUSTIFICATIVA

Há um campo muito grande, que precisa de uma atenção especial, estou falando de um campo promissor de crianças, que precisam de apoio, amor e aprendizagem. Em cada canto de nosso país existe uma igrejinha, e em cada igreja existe o trabalho com crianças, que muitas vezes chega na igreja atrás de um alimento, diversão, curiosidade, atenção e até mesmo de amor, e grande parte dessas crianças vem de famílias muito humilde, que são maltratadas, sem condições de perspectiva de uma vida melhor, e o trabalho da igreja tem sido fundamental para  alcançarmos esses pequenininhos os preparando para uma vida na sociedade.

Mas a maior dificuldade das igrejas é encontrar pessoas com capacitações pra se trabalhar com essas crianças, a maioria dos líderes escolhidos para esta função executa com dedicação, força de vontade, e principalmente amor, mas sabemos que isso só não basta.

A educação infantil é um tema que vem sendo abordada com muita ênfase nos últimos anos por se tratar do início da vida educacional da criança, a base da construção do caráter do ser humano, quando há formação de valores é inserida com maior eficácia. Portanto, deve ser trabalhado com muita seriedade e compromisso.      Por isso a igreja também tem um papel importante nessa educação e é primordial que capacitemos esses obreiros.

È necessário estar atento às crianças e o seu crescimento, já que, segundo a psicologia, os hábitos formam o caráter. A palavra de Deus assim nos revela “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer não se desviará dele”, Pv 22.6. No âmbito evangélico, a formação de valores cristãos, morais e éticos, formam parceria e até se sobrepõem à formação cultural. A família e a igreja precisam estar em harmonia quanto aos ensinamentos que são passados as crianças. Surge ai a necessidade da boa formação de líderes cristãos para atuarem na área da educação infantil das igrejas.

Sendo assim foi criado projeto Servir para Ensinar, que através de palestras e oficinas capacitará os líderes infantis a estimulará a aprendizagem de sua crianças.

 

OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL:

·        Formar líderes com perspectivas educacionais diversificadas para trabalhar no ministério infantil das igrejas.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·        Realizar Seminários com o propósito de formação de líderes no campo diversificado de conhecimentos educacionais.
  • ·        Criar palestras com temas diversificados para ampliar o conhecimento dos líderes infantis.
  • ·        Desenvolver oficinas e dinâmicas para diversificar o desenvolvimento dos líderes.
  • ·        Desenvolver a capacidade do líder infantil na atuação de seu trabalho com as crianças.
  • ·        Gerar um compromisso eficaz de desenvolvimento dessas crianças através de seus líderes.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

A educação e o ensino são fenômenos de interação psicológica e comunicação social, que não é só praticado nas escolas e nos lares, mas também em diversos ambientes sociais, centros comunitários, ONGs, igrejas e etc, geralmente nesses lugares há um trabalho voluntário na área infantil, que visa desenvolver um trabalho eficaz de ética, valores e princípios, no intuito de promover em suas crianças uma perspectiva de crescer e conquistar seu espaço na sociedade.

Com o avanço do crescimento das igrejas evangélicas, das ONGs, e centros comunitários, cresce também o trabalho com crianças em ambientes diversos, principalmente em áreas carentes que é o foco maior dessas comunidades, por conseguinte é necessário conhecer como é feito este trabalho, quem faz, e como faz, geralmente são pessoas voluntárias que “gostam de criança”, e muitas vezes não possuem capacitação metodológica para ensinar-lás.

         Segundo (FREIRE, 2000, p. 52). “[...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou sua construção”. É necessário então que esses líderes de crianças construam seu conhecimento, baseando-se em metodologias pedagógicas de ensino-aprendizagem desenvolvendo conhecimentos cognitivos, afetivo, morais, motoras e estéticas.

Focalizando o projeto nas atividades com crianças nas igrejas, onde  desenvolvo um trabalho infantil, vejo as dificuldades desses líderes, baseando-se no contexto da igreja esses líderes são escolhidos, tendo um preparo espiritual e bíblico, o preparo didático é a maior dificuldade.Segundo a bíblia. “Se é ensinar, que haja dedicação ao ensino. Rm. 12.7”.

As maiores dificuldades desses líderes residem nas deficiências próprias do processo de formação acadêmica. Pois a maioria não a possui, dificultando o processo de ensinar a aprender, isto é, desconhecem, muitas vezes, como as crianças podem aprender e quais os processos que devem realizar para que  adquiram, desenvolvam e processem as informações ensinadas e apreendidas nas igrejas.. “Ao educador, cabe o desafio/responsabilidade de auxiliar os educandos na passagem da curiosidade ingênua para a curiosidade crítica para que consigam se aproximar do objeto cognoscível com maior exatidão, exercendo a capacidade de aprender criticamente, objetivando um pensar autêntico. Entendemos que “desafiar constantemente é uma das características do ato de educar; do contrário, contribui-se para o obscurantismo, para o ‘silenciar’ de consciências”. (ECCO, 2004, p. 69). As igrejas também podem ser uma ótima ferramenta de ensino, cooperando com as demais instituições. pois basta capacitar esses líderes para que também exerçam não só o ensino religioso, mas também um ensino com métodos voltados a interação social e cotidiano de suas crianças inserindo um trabalho de educação familiar, voltado para a socialização da criança com sua família, melhorando o desempenho no seu crescimento, pois cerca de 40% dessas crianças os pais não são evangélicos, e trazem inúmeros problemas familiares consigo.

Segundo (FREIRE, 1983, p. 79). [...] ninguém educa ninguém, como tão pouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo, pelos objetos cognoscíveis que na prática “bancária” são possuídos pelo educador que os descreve ou os deposita nos educandos passivos. Sendo assim é importantíssima essa socialização entre igreja e família, pois abrirá uma ponte de educação entre a criança e sua família.

È essencial que haja um trabalho de capacitação para esses líderes, pois através deles será feito um trabalho de socialização dessas crianças, com suas famílias, na escola e na sociedade, pois as igrejas conseguem através de trabalhos específicos voltado para a área infantil se inserir no quadro familiar de muitas famílias carentes de bairros de baixa renda que possui um alto nível de crianças com problemas nas escolas, e que passam a maior parte do tempo nas ruas, correndo riscos, que prejudiquem sua infância.

O presente projeto SERVIR PARA ENSINAR, visa capacitar esses líderes através de palestras e oficinas. Nota-se, porém, que para ensinar, precisamos conhecer; e não somente conhecer, faz-se necessário que tenhamos domínio daquilo que ensinamos. É preciso ter um conhecimento profundo e apurado se quisermos ser reconhecidos como mestres no ensino. Estar apto para ensinar, não é simplesmente ter o desejo de ensinar, (ainda que tiver o desejo é muito importante e não pode ser desprezado). Estar apto para ensinar não significa também ter uma formação acadêmica exemplar, isso porque, nem todo bom aluno é um bom professor. É preciso mais que saber, é preciso ter o dom de expressar o conhecimento. E o que é então ser apto? Ser apto para ensinar é primeiramente um chamado e uma vocação (Efésios 4:11-12).

 

A inteligência não começa, pois, nem pelo conhecimento do eu nem pelo

                                das coisas enquanto tais, mas pelo conhecimento de sua interação, e é ao

                              orientar-se simultaneamente para os dois pólos dessa interação que ela

                                organiza o mundo, organizando-se a si mesma (PIAGET, 2001, p. 361).

 

 Segundo Piaget, o homem através de interações com o mundo adquire inteligência, portanto esses líderes precisam interagir com outros líderes, socializando conhecimentos, buscando aprender e ensinar para a construção de sua capacitação.

 

 METODOLOGIA

 

O projeto será realizado através de Seminários, palestras e oficinas promovendo uma socialização com líderes infantis desenvolvendo um amplo conhecimento em várias etapas do mundo infantil. Atualmente o projeto tem se desenvolvido nas redes sociais, pois precisa-se usar todas as metodologias possíveis para alcançar uma alma.

 

1ª etapa: organizar a programação dos seminários e palestras .

 2ª etapa: Entrar em contato com igrejas para realizar os eventos.

3ª etapa: Criar um blog para compartilhamentos de recursos, ensinamentos, e aprendizagem da palavra de Deus.

 4ª etapa: criar recursos tecnológicos para espalhar a palavra de Deus.

 

BIBLIOGRÁFIA

 

 ECCO, Idanir. A prática educativa escolar problematizadora e contextualizada:

uma vivência na disciplina de história. Erechim, RS: EdiFAPES, 2004.

 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983

 PIAGET, Jean. O campo espacial e a elaboração dos grupos de deslocamento. In: ______.

A construção do real na criança. Tradução: Ramon Américo Vasques. 3.ed. São Paulo:

Ática, 2001 [111-217].

 ALMEIDA, João Ferreira.Bíblia de Estudo  Pentescostal. Ed.CPAD.São Paulo.1995.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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